FAQ - Perguntas Frequentes

Confira algumas dúvidas já levantadas por nossos leitores. Caso não encontre a resposta para sua dúvida, entre em contato com nossa Central de Atendimento ou pelos telefones (21) 2199-2599 / 0800 000 2599 (segunda a sexta-feira das 9h às 18h).

a) Exemplos de pesquisa (Buscador ou Alerta)

1. Como faço para realizar uma busca exata?

Para busca exata digite o termo entre aspas. Exemplo: "João Gomes da Costa Ravizini".

2. Como faço para realizar uma busca por proximidade?

Utilize o operador ~N (til N). Onde N é o número que vai informar a distância entre as palavras. Quanto maior o número maior a distância.

Caso, por exemplo, queira localizar o nome de uma pessoa, porém você só tem o primeiro e último -nome desta pessoa, então digite os termos entre aspas e no final da última aspa coloque "~N".

Exemplo 1: Você só tem o primeiro e último nome de "João Ravizini".
Digite: "joao ravizini"~4

Exemplo 2: Número da OAB do Advogado "SP 123456 OAB".
Digite: "sp 123456 oab"~3

Exemplo3: Deseja localizar contratos de "inexigibilidade de licitação" de serviços de "tecnologia da informação".
Digite: "inexigibilidade tecnologia informação"~25

O recurso de busca por proximidade pode ser muito útil caso queira localizar termos próximos uns dos outros. A proximidade entre as palavras ou números pode aumentar caso você digite um número maior.

Atenção: O termo pode ser digitado com ou sem acentuação.

3. Como utilizar os operadores AND, OR, AND NOT?

O operador AND NOT pode ser substituído por "-".

Exemplo 1: termo1 AND termo2 AND NOT termo3

Exemplo 2: termo1 AND termos2 –termo3

Exemplo 3: "joao Gomes" and "ravizini" –costa

4. Como faço para pesquisar número de processo, CPF ou RG?

Você pode digitar o número com ou sem pontuação, basta que eles estejam na seqüência certa para ser localizado.

Exemplo 1: 0033.655.12-87554.30-302/10 ou 003365512875543030210

Exemplo 2: 042.288.657-67 ou 04228865767

5. Como faço para pesquisar o número da OAB de um advogado?

Exemplo: OAB-43543-RJ

Digite: "oab 43543 rj"~3

Atenção: Em algumas publicações o estado (RJ) pode vir no início ou no final do número. Portanto, a melhor opção e realizar uma busca por proximidade.

6. Como refinar a pesquisa por Área de Interesse, Estado, Jornal, Ano, Mês ou Dia?

Todo o resultado de pesquisa vai exibir a opção "Refine sua busca", do lado esquerdo. Basta clicar sobre área de interesse, estado, jornal, ano, mês ou dia que deseja. Para desfazer o filtro, clique novamente sobre o refinamento selecionado.

b) DOinet Alerta

1. Como faço para cadastrar termos para monitoramento diário?

Acesse a página principal do site DOINET e no serviço DOINET Alerta clique no botão "Criar Alerta". Preencha e seu nome, e-mail, senha e clique no botão cadastrar. Você receberá uma confirmação de abertura de conta em seu e-mail. Basta confirmar sua conta para o termo começar a ser monitorado no próximo dia útil.

2. Quantos termos posso cadastrar gratuitamente?

Como internauta você pode cadastrar gratuitamente até 2 termos para serem monitorados diariamente em todos os jornais que possuímos. Atualmente são mais de 400 jornais, envolvendo Diários Oficias e Diários da Justiça da esfera Federal, Estadual e Municipal. Sempre que forem lançados novos jornais os termos que você cadastrou também serão monitorados nesses jornais.

3. O monitoramento dos termos ficará vigente por quanto tempo?

Por tempo indeterminado. Com seu e-mail e senha você pode acessar sua conta e gerenciar os termos cadastrados. Você também poderá cadastrar, alterar ou excluir os termos.

4. Como faço para alterar a minha conta de e-mail?

Basta acessar sua conta e clicar na opção "meus dados", "alterar conta de e-mail". Será preciso confirmar o recebimento do e-mail para que ele seja alterado.

5. Quantos e-mails eu vou receber ao longo do dia?

Apenas um único e-mail. Será feita uma única busca ao final do dia, se existir publicação do termo será enviado e-mail.

Atenção: Se você for um assinante você pode optar por receber um único e-mail ou diversos e-mails ao longo do dia, sempre que cada jornal for publicado a informação vai ser enviada.

6. Não havendo publicação do termo eu também vou receber e-mail?

Não. Só será enviado e-mail quando houver pelo menos uma publicação do termo nos Diários Oficiais e Diários da Justiça do Brasil.

7. Preciso comprar crédito para monitorar um termo?

Não. Bastar pesquisar o termo e clicar no botão "Quero monitorar este termo", preencha e seu nome, e-mail, senha e clique no botão cadastrar. Você receberá uma confirmação de abertura de conta em seu e-mail. Basta confirmar sua conta para o termo começar a ser monitorado no próximo dia útil.

Para cadastrar um termo você também pode acessar a página principal do site DOINET e no serviço DOINET Alerta clique no botão "Criar Alerta".

Atenção: Para ler as informações localizadas é preciso comprar crédito ou fazer uma assinatura.

8. Existe uma quantidade máxima de informações enviadas por dia?

Sim. Caso não seja um assinante ou não tenha comprado crédito será enviado por dia até 15 publicações (300 publicações por mês).

Atenção: Sendo um assinante ou comprando créditos esta quantidade de publicações/dia aumenta.

9. Se eu for um assinante, existe um limite de informações enviadas por dia?

Sim. Você deve consultar as condições de sua assinatura. O valor da assinatura varia de acordo com a quantidade de termos monitorados ou a quantidade de ocorrências/mês por termo cadastrado. Portanto, este limite pode aumentar ou diminuir.

10. Se eu comprar crédito, existe um limite de informações enviadas por dia?

Sim. Comprando crédito você poderá receber até 100 publicações por dia, por termo cadastrado.

c) Compra de Crédito (Buscador e Alerta)

1. Com faço para comprar crédito?

Basta pesquisar o termo, caso exista publicação para o termos pesquisado, clique no botão "Comprar". Aqui você paga somente pela informação localizada!

Atenção: Os créditos podem ser utilizados para compra de publicações localizadas no Buscador ou no monitoramento (DOINET Alerta).

2. Quando devo comprar crédito?

Você conseguirá realizar buscas, cadastrar termos para serem monitorados e recebe e-mail sempre que houve a publicação do termo no Diário Oficial/Diário da Justiça, porém para ler a informação localizada é preciso comprar crédito ou fazer uma assinatura. Caso você monitore poucas publicações ou publicações pontuais, a melhor opção é comprar crédito. Clique aqui para comprar créditos.

3. Quando devo fazer uma assinatura?

Se a quantidade de ocorrências de publicações/mês for superior a 50, recomendamos que você faça uma assinatura. O valor será mais vantajoso. Para fazer uma assinatura clique aqui.

4. Qual a validade do crédito?

O crédito é válido por três meses. O aplicativo vai informar o tempo, em dias, para vencimento dos créditos.

Durante a vigência do crédito as publicações compradas poderão ser lidas, impressas, salvas em disco ou enviadas por e-mail.

5. Já comprei crédito, como faço para ler uma informação publicada no Diário Oficial?

Pesquise a informação e ao localiza-la clique com o botão "comprar", se você possuir crédito a informação será comprada e você vai por ler, salvar, imprimir ou envia-la por e-mail.

6. A informação comprada pode ser impressa?

A informação comprar pode ser lida, impressa, salva em disco ou enviada por e-mail durante a vigência dos créditos.

7. Posso utilizar os meus créditos para comprar as publicações que recebo por e-mail do serviço DOINET Alerta?

Sim. Os créditos podem ser utilizados para comprar as publicações localizadas através do Buscador ou monitoradas pelo DOINET Alerta.

d) Contratação de Assinatura (Buscador e Alerta)

1. Como faço para fazer uma assinatura?

Você pode adquirir sua assinatura pelo site http://www.doinet.com.br/assine, ou através dos telefones (21) 2199-2599 (Rio de Janeiro) ou 0800 000 2599 (Demais localidades).

2. Quando devo fazer uma assinatura do Buscador?

Se os termos que você deseja pesquisa diariamente são variados ou você deseja ficar livre para realizar buscas ilimitadas de termos, a melhor opção é assinar o DOINET Buscador.

Assinando o Buscador você vai poder realizar buscas nas publicações diárias e de anos retroativos de um ou todos os Estados do Brasil, vai depender da abrangência que você contratou. Você também vai poder habilitar o Buscador na sua Intranet com um mínimo de 5 acessos ou permitir acessos ilimitados às bases de dados contratadas.

3. Quando devo fazer uma assinatura do Alerta(monitoramento)?

Se você já tem os termos que deseja buscar, como: número de processos, número da OAB do advogado, nome de pessoas, nome de empresas, nome de produtos ou serviços, etc., a melhor opção é assinar o DOINET Alerta.

Assinando o Alerta os termos cadastrados serão monitorados diariamente. Sempre que for veiculada uma nova edição o aplicativo vai verificar se houve o termo foi publicado.

4. Quais são as formas de pagamento para fazer uma assinatura?

Depende da vigência escolhida. No plano mensal, o pagamento pode ser feito via cartão de crédito. Já as vigências anuais podem ser pagas por meio de cartão de crédito ou boleto bancário.

DOinet - Mensagens e Informações